Direito de Família na Mídia
New Jersey aprova lei que permite união entre homoafetivos
18/12/2006 Fonte: Consultor JurídicoOs Estados Unidos podem ganhar mais um estado a reconhecer a união entre casais homoafetivos. Está nas mãos do governador de New Jersey, Jon Corzine, projeto de lei que permite a união civil entra casais gays. Só falta o governador sancionar. As informações são do site Findlaw.
Corzine já afirmou que vai sancionar a lei que dará aos casais do mesmo sexo os mesmos direitos e privilégios que os casados têm. Assim, New Jersey será o terceiro estado americano a reconhecer a união civil homossexual, junto com Vermont e Connecticut. Massachusetts continua a ser o único estado que permite casamentos gays.
"O amor conta", avalia o líder democrata Wilfredo Caraballo, mentor da lei. "O sexo de quem ama quem não importa para o estado civil." O deputado republicano Ronald S. Dancer reagiu com virulência. "No meu credo pessoal, a fé e a prática religiosa mostram que o casamento é um estado já definido da Bíblia. Por isso, não posso comprometer meus credos pessoais", disse, alegando-se à referência bíblica sobre o casamento só falar entre pessoas de sexos opostos.
Os benefícios ora facultados aos gays de New Jersey prevêem igualdade de direitos quanto às internações hospitalares e convênios e direitos de herança.
Steven Goldstein, diretor de uma ONG de advogados gays chamada Garden State Equality, avalia que, em dois anos, homossexuais de New Jersey possam avançar e obter direitos ao uso da palavra casamento nessas uniões.